Cruz - Ceará

Anteriormente conhecida como Escola de 1º Grau São Francisco da Cruz

A Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz é uma das mais conhecidas da cidade. Quase todos os habitantes de Cruz já passaram por ela. Esta escola foi construída em um terreno de 10.000 m2, foi doado pelo cruzense Celso Patrício de Farias. começou com apenas uma sala de aula e em 1966 foram construídas mais duas salas. Hoje, conta com Sala de Multimeios, Biblioteca, laboratório de Ciências e nove salas.


Centro de Cruz - calçadão em primeiro plano à esquerda

Vista Panorâmica do Centro de Cruz com a Lagoa da Cruz ao fundo. Lagoa que é mecionada no livro "O município de Cruz" por Nicodemos Araújo como "...histórica lagoa onde fincaram a cruz que deu o topônimo sagrado..." (pag.19). No qual, atualmente está sendo construído um calçadão em seu redor.

Cruz é uma cidade pacata que teve um grande reconhecimento em Brasília por reciclar seu lixo. É reconhecida também pelo turismo. Por ter ótimos ventos na bela Praia do Preá vem desenvolvendo a prática do Kite Surf. Outro destaque turístico é a Lagoa Azul, com suas águas cristalinas atrai os amantes da calma, tranquilidade e da natureza.