A CASA DE FARINHA - Cultura Cruzense - CE

Quase sempre nos meses de julho, agosto e setembro são os períodos da farinhada. encontro de moradores para um processo cultural um tanto antigo.


Casa de Farinha
A casa de farinha é uma fábrica artesanal onde se produz farinha de mandioca, goma de mandioca, tapioca, beijú, carraspanha, entre outros.
De que é preciso para se ter uma casa de farinha? - Basta construir uma. Os habitantes de Cruz constroem Casas de Farina ao lado de suas casas. Trata-se de uma espécie de varanda grande com um forno e algumas engenhocas.
A secretaria de turismo do município ver esses espaços como potências turísticas culturais.
Como os povos antigos não encontravam alimentos em uma mercearia da forma simples que é hoje, criou-se o hábito de fabricar farinha e goma e armazenar para todo o ano. E esta cultura não acabou ainda.

Prensa


As Rapadeiras de Mandioca

São as mulheres que iniciam o processo de fabricação. Depois do plantio da mandioca e da colheita são elas que assumem o primeiro passo dentro da Casa, é processo de descascagem da mandioca. Com muita conversa, prosa, piada, fofoca e acima de tudo, bom humor que elas fazem esse trabalho. É nessa hora que se fortalece o espírito de harmonia.


O forno é o local onde é finalizado o processo. Daqui saem os beijús, as carraspanhas - conhecidas também por beijú fino - e a farinha. Como diz Djavan na música Farinha: "...você não sabe o que é farinha boa..." nessa caso é a farinha do Ceará, especificamente de Cruz.


© Copyright 2009 - Douglas Vasconcelos - All direct reserved

Coroa Grande

Este cenário maravilhoso que é conhecido pelos moradores dali por "Croa Grande", é o encontro de um braço do rio Acaraú com o ocenao Atlântico. Coroa Grande é um vilarejo de poucas casas e famílias humildes com costumes típicos de uma vila de pescadores.
Aos domingos e períodos de festa, como o Carnaval, Coroa Grande recebe visitantes da região em seus bares. Todos à procura de um local para banho e fugir da rotina diária de trabalho.

Coroa Grande fica à 10Km do município de Cruz. Quem procura este paraíso vai encontrar pelo caminho uma vegetação de manguezais e grandes viveiros de camarões, a tão conhecida carcinicultura.

Mas no final dessa viagem o cenário é deslumbrante e pode ter certeza que vai compensar a viagem. As paisagens podem resultar em belíssimas fotografias e o contato com os moradores é uma diversão a parte. Com pessoas sempre hospitaleiras e com bom humor é que vai fazer com que essa viagem fique registrada na memória de quem conhecer este lugar de perto.






Postado por Douglas Vasconcelos